terça-feira, 12 de novembro de 2013

Mendoza

Park Gate


A cidade de Mendoza está entre as mais importantes do país, se constituindo como 4º núcleo urbano da Argentina. Com um amplo desenvolvimento comercial, industrial e cultural, tem todos os serviços de uma grande cidade e uma variada oferta gastronômica, lazer e turística.

De tradição histórica, Mendoza conserva inúmeras lembranças da epopéia sanmartiniana através do Cerro de la Gloria, o Plumerillo, o Parque General San Martín e variedade de museus que contêm documentos do passo do herói argentino pela região.

Sua proximidade com a Cordilheira dos Andes a transforma num destino sem igual para atividades de aventura e esportes de alta montanha: trekking, rafting, montanhismo e espetaculares paisagens para realizar safáris fotográficos, entre várias atividades. Outras possibilidades para o turista são a prática do esqui no inverno e das fontes termais em qualquer época do ano. 

Com um clima agradável, temperado e chuvas escassas, Mendoza é definida como um oásis na Cordilheira, repleta de praças e um parque de 510 hectares que leva o nome do Libertador da América, o General San Martin. Com amplas ruas arvoradas, suas canaletas, que formam  uma rede de canais que transporta água para ser distribuída por toda a cidade, se estendem por mais de 500 km ao longo da cidade.

Zona vinícola por excelência, possui inúmeras vinícolas para a produção de vinhos finos da mais alta qualidade que são exportados a todo o mundo. Muitas delas podem ser visitadas pelo turista, degustar seus vinhos, comidas e até se hospedar em belos estabelecimentos vinícolas.

A oferta gastronômica na cidade é destacada, desde culinária internacional até restaurantes típicos, com o complemento da melhor e mais variada carta de vinhos do país.

Também Mendoza tem um grande desenvolvimento edilício, centros comerciais, uma significativa infraestrutura hoteleira, shoppings, cinemas, teatros, museus, galerias de arte, bares, discotecas e uma ampla variedade de atividades para desfrutar de sua extraordinária paisagem.

ATRATIVOS

A área de fundação de Mendoza é o centro da cidade colonial que, fundada em 1561 por Pedro del Castillo, foi então o centro cívico social e religioso de Cuyo. Em 1861, um terremoto destruiu totalmente a cidade, restando só a Praça Pedro del Castillo, a mais importante na época da fundação, que abriga desde 1933 um Museu com importantes escavações arqueológicas em câmaras subterrâneas, fotos e documentos antigos onde podem se ver as ruínas do cabildo, o antigo matadouro e feira municipal.

A primeira igreja construída na área de fundação foi o Templo dos Jesuítas, expulsados pelos espanhóis em 1767, da qual podem se visitar suas ruínas.

Frente à Praça San Martín se localiza a Basílica de San Francisco e no seu interior estão os restos da filha do Libertador, Merceditas, seu genro e de uma das suas netas. Foi declarada Monumento Histórico Natural.

Um Passeio comercial muito pitoresco é o Calçadão Sarmiento, cheio de cafés e restaurantes com mesas ao ar livre, um local ideal para desfrutar de um bom momento.

Um dos orgulhos da cidade é o Parque General San Martín, criado em 1896 pelo paisagista Charles Thays. Localizado ao oeste da cidade, com uma extensão inicial de 400 hectares e inspirado nos jardins ingleses e franceses, este grande pulmão é um dos mais importantes destas características na Argentina e um dos principais da América Latina. Possui variedade de espécies vegetais, autóctones e estrangeiras (muitas difíceis de adaptar ao solo mendocino), um lago artificial no que se praticam regatas, importantes clubes esportivos, um parque aborígine, um campo hípico, outro de golfe, um zoológico, um autódromo, um estádio de futebol, um velódromo e o anfiteatro “Frank Romero Day”, onde se celebra a Festa Nacional da Vendimia.

Na Praça Independência, de 1.600 m2 de área, está o Teatro “Quintanilla” e o Museu de Arte Moderno. Frente a esta Praça está o Teatro Independência, o mais importante da província, onde se expõem obras locais, nacionais e internacionais.

Dentro do Parque Provincial Aconcagua se eleva como um imenso sentinela de pedra o Cerro Aconcagua a 6.959 metros de altura, tornando-se o cume mais alto da América, montanha muito freqüentada por andinistas de todo o mundo. Ao norte, a estatua do Cristo Redentor marca o Passo de la Cumbre e o túnel que leva ao Chile.

O Cerro Arco, localizado a poucos quilômetros da cidade, é ideal para praticar trekking e moutain bike, além de brindar uma vista exclusiva da cidade. Outro ponto panorâmico da cidade é o Cerro de la Gloria, mirante natural sobre o qual se levanta o monumento ao Exército dos Andes.

A capital mendocina é também ponto de partida para conhecer a proposta turística da província: caminhos do vinho, alta montanha, neve e esqui, águas termais, turismo rural, circuitos sanmartinianos, rodovia 40 e todas as modalidades de turismo alternativo, que convidam a desfrutar da natureza mendocina.

ESPAÇOS PARA EVENTOS

A cidade de Mendoza dispõe de hotelaria de 4 e 5 estrelas, como todo o conforto e facilidades para o desenvolvimento de reuniões de caráter internacional de diferentes dimensões num local incrível.

Também conta com dois grandes centros de congressos e exposições: Governador Emilio Civit, com capacidade para 2.000 pessoas em 3.200 m2 de área distribuídos em 3 prédios; Palmares Bureau (em Godoy Cruz), cujo salão principal possui uma área de 1.500 m2, com capacidade para 1.400 pessoas no auditório; e um prédio para feiras ao ar livre com uma área de 10.200 m2. A isto se acrescenta o Prédio Ferial Mendoza- UCIM, um espaço ideal para o desenvolvimento de feiras e exposições de grande porte – como a Feira Internacional Aconcagua – já que possui uma área coberta de 3.500 m2 e 60.000 m2 para exibição ao ar livre.

Mendoza é uma das sedes de congressos mais escolhida do país, onde são realizados eventos de caráter nacional e internacional, cujas temáticas principais estão relacionadas com grandes reuniões de minaria, hidrocarbonetos, medicina, vinho e produções, agricultura e indústria com tecnologia de avançada, entre muitas outras.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Secretaria de Turismo da Província de Mendoza
Tel./Fax: +54261 – 4132100/03/22


Prefeitura de Mendoza
www.ciudaddemendoza.gov.ar/turismo¡
Mendoza Bureau
Tel: +54911 - 51848086


Nenhum comentário:

Postar um comentário