domingo, 30 de junho de 2019

O roteiro em fragmentos...Pelotas - Uruguaiana


 No dia 12 de julho - data que escolhemos para dar início à nossa mototrip - vamos sair de Pelotas, por volta das 07 horas, para percorrermos os primeiros 577 quilômetros até Uruguaiana ( via Pinheiro Machado, Bagé, Dom Pedrito, Rivera e Artigas), com previsão de chegada por volta das 16:00hs. Serão, portanto, nove horas de viagem, fazendo as paradas necessárias para esticar as pernas, comer, abastecer e seguir em frente!

Em consulta ao Weather Channel hoje ((30/06), temos probabilidade de chuvas - 50% - e as temperaturas, na rota, estarão oscilando entre os  8°C e 19°C.

Segundo o Weather Channel, o percurso até Uruguaiana será TODO com chuva. Porém, como ainda temos 13 dias pela frente, pode ser que as previsões se alterem. Mas o sexteto já está acostumado com chuva, até porque 'todo motociclista é superior ao tempo".
Nós em Viña Edén - UY, com chuva!

Nessas condições a viagem fica mais demorada, e um pouco menos prazeirosa.
 
Hotel da Fronteira - Uruguaiana
O aconchego do Hotel da Fronteira em Uruguaia, com banho quente e cama boa permitirá o descanso necessário para a continuidade  do roteiro, no dia 13/07, de Uruguaiana a Santa-Fé, talvez com chuva também!


E esse trajeto é papo para outro post.

Até,

Ana

E vem chegando o mês de julho...

Rancho América - Santa Cruz do Sul
La Campana - Santa Cruz do Sul
Hoje caí em meus sentidos e me dei conta de que faltam poucos dias para nossa viagem (nas fotos, o sexteto parceiro, numa das andanças aqui pelo RS).

Como estou me 'sentindo em férias' (explicando, para que não restem dúvidas: fiz a última prova ontem, na graduação em Pedagogia que estou cursando e fui aprovada ou seja, esse semestre está 'copado' como dizem meus alunos, mas as férias nas Universidades só começam depois do dia 12/07), ontem eu e o Mauro, provocados pela Márcia e pelo Sérgio, iniciamos a separação de alguns ítens de vestuário que precisamos acomodar na bagagem (mala e alforjes) da moto.

A primeira impressão é sempre a mesma: vai faltar lugar para o que precisamos/queremos levar. Mas, no final, com jeitinho, tudo vai se acomodando e acabamos não só levando o que é necessário como, inclusive, deixando algum espaço para trazer algum 'preciso' (leia-se, comprinhas).

Publico, em imagem, aí ao lado, os itens do Mauro. Os meus, noutra oportunidade hehehehehe.

Bem, o Domingo está sendo, também, momento para  pensar o roteiro  e -  uma vez mais -  decidir pelas melhores 'rutas' e, embora tenhamos o Google Maps, eu adoro abrir um mapa de papel.

Mapas físicos e livros de
viagem - Amo!

Estamos decididos qaunto a rota a ser (moto)trilhada. e, logo depois de escrever esse post, vou me dedicar a  planejar nossas andanças nos quatro dias que teremos para ficar em Córdoba e imediações. Também pedi a Vera e a Márcia que façam o mesmo, ou seja, verifiquem passeios e lugares de seus desejos - e dos respectivos husbands - para que possamos compor uma boa programação.

Tão logo eu a tenha definida vou publicar aqui, e se alguém tiver alguma dica para nos dar, por favor, não deixe de fazer. Pode ser nos comentários a essa postagem, ou lá no facebook, abaixo do compartilhamento desse post.

Hasta pronto! (*)

(*) Creo que escribiré un post en español, así voy entrenando el idioma, porque sera necesario, y yo amo  hablar el español (y escribir también).

domingo, 23 de junho de 2019

Intensificam-se os preparativos...


Olá pessoal,
Vou dar início, a partir de hoje, a uma série de postagens sobre a viagem que realizaremos em julho/2019 até Córdoba -Argentina. É possível que entre uma postagem e outra surjam alguns relatos de viagens do passado - significa dizer, dos anos 2014-2018 - porque já expliquei antes que esse Blog havia sido criado para ser depositário de relatos de uma viagem que, já sabem, não aconteceu. Desde então, nesses cinco anos, 'muita água rolou', quero dizer, "muita estrada pegamos', e é impossível atualizar e relembrar tudo de uma vez.

Pois bem, vamos ao que interessa, ou seja, a viagem para Córdoba!

Eu e o Mauro havíamos programado fazer essa viagem há uns meses. Resolvemos fazê-la porque quando fomos de carro até Mendoza,  ficamos com vontade ir a Córdoba e acabamos não conseguindo por questões de agenda.

Precisaríamos fazer uma viagem de férias de inverno curta - do tamanho dos dias que temos disponíveis em função do trabalho - e também queríamos ir de moto. Tudo estava certo na direção de uma 'mototrip duo', ou seja, feita a dois. Porém, quando fomos a Itália, em Janeiro, com os amigos Marco e Vera, comentamos sobre nossos planos para julho. Ali mesmo ganhamos dois companheiros!


Nós, versão on the road. Em Rocha -UY, retornando de um
fim de semana em Punta.
Eu, Mauro, Sérgio, Márcia, Marco e Vera,
em sentido horário.
Depois, convidamos o Sérgio e a Márcia que, imediatamente, aderiram à programação.

Ou seja, éramos dois e, logo, nos tornamos seis. Muito melhor assim, porque de parceria tudo fica mais intenso, as risadas, os perrengues, os auxílios...

Na verdade já temos experimentado em algumas trips essa 'parceria', e funciona. Dá certo. Por isso fica fácil imaginar que vamos fazer uma viagem incrível.

Da esquerda para a direita, em primeiro plano, Márcia e Eu.
Sérgio, Mauro, Marco e Vera. 
Quarta-feira nos reunimos para uma jantinha  - bacalhau às natas, feito pelo Sérgio. Foi a segunda reunião 'face-to-face' para falarmos um pouco da viagem. Perguntem se falamos? Que nada, demos boas risadas, falamos da vida, ouvimos a Marcela (filha do Sérgio e da Márcia), comemos bastante e tomamos algum vinho. Aí ao lado a foto da parceria!

Bem, mas para quem está interessado em saber sobre nosso roteiro, hoje publico abaixo, com a indicação dos hoteis onde nos hospedaremos. Todos - a exceção do Hotel de Uruguaiana - nós reservamos pelo Booking ( ele é um grande parceiro para mim!!!).

Abaixo segue o nosso roteiro, identificado no Google Maps.

Vamos sair de Pelotas, rumo a Uruguaiana-RS e, na sequência, Santa Fé-AR, Córdoba-AR, Rosário--Ar,  Mercedes-UY, Punta del Este - UY e Pelotas -RS.

Totalizaremos 13 dias de viagem, e vamos nos hospedar no Hotel da Fronteira (Uruguaiana),  Hotel InterTower (Santa Fé), Hotel El Virrey (Córdoba), Hotel Rosário (Rosário), Gran Brisas del Hum (Mercedes) e Casa do Sérgio e da Márcia (Punta).



Numa próxima postagem, mais detalhes!
Até,
Mauro e Ana

domingo, 16 de junho de 2019

A primeira trip de Harley - Jaguarão - Rio Branco e Laguna Merín

Mauro relaxando à beira do Rio, depois do pirmeiro
teste na estrada.
A primeira mototrip que fizemos com a Harley foi para Jaguarão. Escolhemos um destino próximo porque seria - como foi - a primeira saída do Mauro pilotando a nova moto. Até então estávamos bem acostumados com a Teneré - e dela ainda tenho saudade - e a Harley, como sabíamos, tem uma grande diferença, da pilotagem à garupa.

Eu estranhei muito a troca, na época, especialmente porque com a Teneré não havia estrada ruim, buraco que me desacomodasse na garupa... Eu simplesmente não sentia qualquer impacto - do  cóccix à cervical - e, na pilotagem, o Mauro estranhou, mas pouco. Acho que o maior estranhamento foi com o peso da moto e a altura. Ah...e uma coisa que ele até não fala muito mas ele sentiu bastante a diferença, na pilotagem, foi a manobra nas curvas.

Nas primeiras saídas, especialmente para a serra, o Mauro ficava meio inseguro. Depois, superou isso, mas eu estranhava, também, a forma como as curvas, no início, eram feitas.

Por do Sol à beira do Rio Jaguarão


Bem, mas a primeira experiência na estrada, rumo à Jaguarão, foi bem legal. Saímos à tarde de Pelotas, se não me engano numa sexta-feira, e chegamos para ver o por do sol à beira do Rio.
Nos hospedamos na Pousada Raio de Sol, que eu recomendo, e jantamos no Batuva que é um baita restaurante e fica em Rio Branco.

Caminho para Laguna Merín


No sábado pela manhã saimos para um passeio à Laguna Merín. Nessa trip de estreia tiramos algumas boas fotos que ilustram esse post.





Bem, a partir dessa viagem - que foi feita em outubro de 2016 - não paramos mais. Como já disse no post anterior, foram várias, dezenas, sozinhos ou acompanhados, e aos poucos eu vou publicando algum detalhe delas por aqui.


Valeu. Até.


Ana/Mauro

Andanças...

A última viagem com a Teneré, em 20 de setembro de 2016.
Destino: Missões do RS
Olá,

A primeira saída com a HD, em setembro de 2016.
Destino: Arroio do Padre

Disposta a fazer um pequeno resumo do lapso temporal entre os anos de 2014/2018, para contar um pouco das andanças que realizamos nesse tempo, percebi que  nós andamos muuuuiiito, que teve muita kilometragem, muitas cidades, alguns países, e que seria beeeem complicado que eu pretendesse mostrar um pouco disso tudo (demandaria muito tempo).

Além disso, eu também não tenho condições temporais para buscar toooodas as milhares de fotografias desses cinco anos.





Por isso eu e o Mauro pensamos disponibilizar algumas imagens em posts rápidos,  nossas, delas (das motos) e, depois, darmos início as postagens da trip que faremos em julho, com destino à Córdoba, na companhia do Marco, da Vera, da Márcia e do Sérgio.

Acompanhando este post a foto da última viagem com a Teneré e a  primeira 'saída' com a HD. Na legenda das fotos os detalhes!

Abraço,

Ana



sexta-feira, 14 de junho de 2019

Retornando...

Esse é o grupo da próxima trip. Em sentido horário, eu, Márcia,
Sérgio, Mauro, Vera e Marco.
Olá,

A pedido do Mauro hoje 'reabri' esse Blog que  eu tinha preparado para contar um pouco da nossa viagem - da preparação à realização - pelo Uruguai, Argentina e Chile, em janeiro de 2014.

Na época - e podem ler a última postagem logo abaixo - tivemos que abortar a programação porque eu acabei me envolvendo num projeto de Doutorado e, por isso, precisava me preparar para o processo seletivo e, também, produzir o projeto de pesquisa.

O tempo passou,  eu fiz o doutorado,  nós realizamos algumas viagens - de carro, de moto, de motorhome por aí - vencemos parte do roteiro inicialmente planejado, acabamos trocando de moto, viramos harleyros, eu terminei o doutorado e continuamos 'on the road'.

Neste momento estamos preparando uma viagem para o mês de julho que vai contemplar uma parte do roteiro inicialmente  previsto. E dessa vez não estaremos sozinhos. Vamos com mais dois casais de amigos, curtir um pouco de frio por sobre as duas rodas das Harleys!

Pois bem, a partir de agora vou tirar um tempo para postar alguma coisa por aqui, contar um pouco do que temos feito, onde temos ido, o que está sendo  planejado,  por onde pensamos andar,  contando um pouco desse momento de preparação e da própria viagem, com imagens e relatos para ficar na memória.

É isso.

Abraço,

Ana